segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Anais do IV Encontro de Psicologia Escolar e Educacional


A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por finalidade incentivar o crescimento da ciência e da profissão de psicólogo escolar e educacional, como um meio de promover o bem-estar e o desenvolvimento humano, enfocando para isto o processo educacional no seu sentido mais amplo. A ABRAPEE congrega profissionais e estudantes interessados na área e organiza-se em representações, que visam contribuir para o desenvolvimento da Psicologia Escolar e Educacional no estado da Federação em que se encontram.
Uma das ações das representações é a organização de eventos bianuais. Deste modo, a ABRAPEERepresentação Goiás promove encontros bianuais, que se configuram como momento de trocas de saberes e fazeres na Psicologia Escolar no Estado de Goiás, contribuindo com a formação e atuação de estudantes e profissionais desse campo, bem como de áreas afins.
A representação goiana da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) promoveu, nos dias 13 e 14 de setembro de 2018, o IV Encontro Goiano de Psicologia Escolar e Educacional com a temática Incluir e Educar para não medicalizar.
O IV Encontro teve por objetivo promover uma ampla discussão a respeito do processo de inclusão e de medicalização da sociedade e a participação das instituições educativas no desvelamento e enfrentamento dessa problemática. Essa temática é relevante para a atuação em Psicologia, assim como para a formação de profissionais envolvidos com os fenômenos educativos e a prática pedagógica. Dessa maneira, esta ação teve como desdobramentos ações de pesquisa e de ensino, especialmente com o debate sobre a medicalização, além de ações de extensão voltadas para a formação continuada de professores e o acesso a informações sobre o processo de Medicalização da Educação e de toda a Sociedade, junto à comunidade interna e externa ao IFG e à UFG.
O evento ocorreu na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e a programação contou com Conferência, Mesa-redonda, Cinedebate, reunião do Fórum de debates sobre medicalização, além de comunicações orais. Os resumos desses trabalhos estão publicados, por eixos-temáticos, nesses Anais.
Agradecemos a participação de todos! Acesse o texto completo dos Anais do IV Encontro aqui

Thales Cavalcanti e Castro,
em nome da Coordenação Colegiada da ABRAPEE-GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.